Powered By Blogger

domingo, 29 de junho de 2014

Crenças Silenciosas: Causa vs Efeito

Crenças Silenciosas

Capítulo 6: Causa vs Efeito


Quando se diz: "Onde há fumaça há fogo" ou "Não saia na chuva para não se resfriar", afirma-se silenciosamente algumas crenças: Acreditamos que existem relações de causa e efeito entre as coisas, que coisas tem sua existência determinada por uma causa, ou então que essa coisa é causa de outra (o fogo é uma causa e a fumaça é seu efeito, a chuva é causa do resfriado ou o resfriado é efeito da chuva). Acreditamos portanto que a realidade é repleta de causalidades, que as coisas, os fatos, as situações se desencadeiam em relações de causa e efeito que pode ser conhecidas ou controladas por nós.
A existência de algo se dá através de sua causa geradora, uma causa determina a existência de um efeito que é consequencial. Tudo o que existe é derivado de uma causa, portanto é coerente afirmar que causa é referente a toda origem de um acontecimento, a busca por essa origem reflete diretamente na causa do acontecimento, já o efeito é a ocasião, a  consequência dessa causa seja ela de ordem humana (homem), seja de ordem natural (natureza).
A causalidade, a ocasião e a consequência são coisas que necessariamente podem ocorrer ou deixar de ocorrer. Causas podem ser necessárias (como a chuva) ou acidentais (como o fogo) e seus efeitos podem ser possíveis (como a fumaça) ou ocasionais (como o resfriado). 
Há ainda causas que humanos conseguem identificar, porém os mesmos não conseguem distinguir a existência dessas causas, já seus efeitos são mais fáceis de serem distinguidos e além disso, diferenciado de outros efeitos.
Um efeito só existe a partir de uma causa que lhe condicione a existência, portanto a causa ocorre antes do efeito, e ele pode a longo período se acumular e gerar outras causas ou outros efeitos. Por exemplo, na frase "Não saia na chuva para não se resfriar" o resfriado é efeito da chuva, porém se esse efeito se intensificar, o resfriado a longo período se torna uma rinite ou uma gripe, dizemos que a rinite ou a gripe se tornou efeito do resfriado, que se tornou efeito da chuva, portanto fica claro neste exemplo que causas e efeitos tem um desencadeamento limitado (em determinados casos)  e ainda que a relação causa e efeito é sistemática pois ambos são dependentes para gerar fatos, situações, ocasiões, ...
Portanto, a causa é tudo aquilo que gera (dá origem) a um acontecimento e ela pode ser necessária  ou acidental (tanto para a ordem humana, quanto para a natural)  e efeito é a consequência desta causa ou o resultado desta e ela pode ser possível ou ocasional.




J.R. Michel Monteiro                  Domingo, 29 de Junho de 2014                                 BLOGGER




Capítulo 1: Introdução a crenças
Capítulo 2: Crenças Silenciosas: Tempo vs Espaço
Capítulo 3: Crenças Silenciosas: Realidade vs Sonho
Capítulo 4: Crenças Silenciosas: Razão vs Loucura
Capítulo 5: Crenças Silenciosas: Qualidade vs Quantidade
Capítulo 6: Crenças Silenciosas: Causa vs Efeito
Capítulo 7: Próximo domingo 06/07/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário